Notícias

pesquisa PageGroup aponta que Trabalho Híbrido é a Escolha de 75% dos Profissionais Brasileiros

O conceito de flexibilidade no trabalho tem evoluído rapidamente nos últimos anos, e o Brasil não é exceção. Segundo o estudo Talent Trends Brasil 2023, conduzido pelo renomado PageGroup, o modelo de trabalho híbrido é agora o fator mais valorizado pelos profissionais brasileiros quando se trata de flexibilidade no emprego.

O que os números nos dizem

De acordo com a pesquisa, impressionantes 75% dos profissionais entrevistados no Brasil consideram o trabalho híbrido como o aspecto mais crucial da flexibilidade no trabalho. Este número é ligeiramente superior à média global de 72% e apenas um pouco abaixo da média da América Latina, que é de 78%.

Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup no Brasil, reflete sobre essa tendência crescente: “A flexibilidade do modelo de trabalho está cada vez mais presente nas estratégias das empresas. Anteriormente vista como um diferencial, agora é uma resposta direta às necessidades dos profissionais.”

Uma visão global

O estudo Talent Trends 2023 é um dos levantamentos mais completos sobre profissionais e o mercado de trabalho. Realizado entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, abrangeu 37 países e contou com a participação de cerca de 70.000 profissionais de diversos setores e tamanhos de empresas.

A importância da carga horária flexível

Apesar da crescente popularidade do modelo híbrido, a carga horária flexível ainda é altamente valorizada. 70% dos profissionais brasileiros a consideram como o segundo fator mais importante para a flexibilidade no trabalho. Este número está alinhado com a opinião dos profissionais da América Latina e ligeiramente abaixo da média global de 73%.

Rumo a uma semana de trabalho mais curta?

A pesquisa também revelou uma tendência interessante: 83% dos profissionais brasileiros acreditam que uma semana de trabalho de quatro dias aumentaria o bem-estar e a felicidade dos colaboradores. Este número é superior à média global de 76% e inferior à média da América Latina de 86%.

Produtividade e equilíbrio

A produtividade não é comprometida com uma semana de trabalho mais curta. 62% dos brasileiros acreditam que sua produtividade aumentaria com uma jornada de quatro dias úteis por semana. Este número é superior à média global de 59% e inferior à média da América Latina de 69%.

Conclusão

A flexibilidade no trabalho não é mais um luxo, mas uma necessidade. À medida que as empresas buscam atrair e reter os melhores talentos, elas devem considerar a implementação de modelos de trabalho mais flexíveis, como o híbrido e jornadas reduzidas. Afinal, como mostra o estudo, esses fatores não só aumentam a satisfação dos colaboradores, mas também podem impulsionar a produtividade.

Sobre o PageGroup

O PageGroup, fundado na Inglaterra em 1976, é um dos líderes globais em recrutamento especializado. Com presença em 36 países e listado na bolsa de valores de Londres, o grupo oferece uma ampla gama de soluções para Recursos Humanos, desde o recrutamento de líderes executivos até programas de talentos e recrutamento de alto volume. No Brasil desde 2000, os consultores do PageGroup já realocaram mais de 52.000 profissionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo